Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 9, 2008

COMO CRIAR SENHAS SEGURAS

COMO CRIAR UMA SENHA SEGURA
Por Luís Fernando S. Bittencourt


Hoje em dia, diante de tantos riscos a que estamos submetidos, principalmente para quem quer se proteger na grande rede, é manter uma política própria de senhas de segurança, tendo em vista que são usadas para praticamente todas as transações realizadas pela internet, principalmente transações bancárias. Algumas recomendações valem ser seguidas:
1- Sempre use senhas de 8 ou mais dígitos;
2- Utilize expressões alfanuméricas, ou seja, mescle letras e números;
3- Procure utilizar letras maiúsculas e minúsculas em suas senhas;
4- Procure alterar suas senhas em curtos períodos estabelecidos por você;
5- Jamais divulgue sua senha para alguém, em caso de dúvida altere imediatamente;
6- Nunca utilize datas comemorativas (data de nascimento próprio ou de familiares);
7- Nunca use coisas comuns a você que outras pessoas possam ter acesso tais como nome do cachorro, livro favorito, número de sua residência, nome da empresa etc;
8- Jamais repita …

CURSO CRIMES CIBERNÉTICOS

CIBERCRIMES
Curso sobre crimes praticados na internet
por Luís Fernando Bittencourt


A polícia civil do Estado do Rio Grande do Sul, através da Academia de Polícia, sob coordenação do Delegado de Polícia Emerson Wendt, iniciou no dia 22 de julho de 2008 o Curso de Crimes Praticados pela Internet, com dezenove edições previstas até o final de 2009, visando o preparo de policiais para este tipo de investigação.
Com patrocínio da SENASP e parceria com a Polícia Federal, o curso vem sendo brilhantemente ministrado pelo Agente da Polícia Federal Rogério Meirelles e por peritos do Instituto Geral de Perícias do Estado, IGP, e policiais civis que já atuam em investigações nesta área.
Os policiais treinados recebem noções desde o funcionamento das redes de informática, tipos de ataques que podem ser realizados por hackers, ferramentas de investigação, indo até as mais recentes técnicas para se obter a autoria de tais ataques cibernéticos. Propiciando, assim, uma visão m…

HACKERS EXPOSTOS

Como costumo fazer, quero aproveitar para fazer a indicação de um livro excelente para quem quer realmente conhecer sobre segurança de rede. O livro "Hacker Expostos" é de leitura obrigatória a todo profissional da área de TI, como também vem sendo usado como manual em cursos de treinamento. Segue abaixo uma resenha do livro, espero que aproveitem: Hackers expostos: segredos e soluções para a segurança de redes. Stuart McClure, Joel Scambray e George Kurtz. Makron Books, 2000.
por Fábio Júnior Beneditto
Stuart McClure é gerente-sênior do grupo eSecurity Solutions, da Ernest & Young. Ele é co-autor da Security Watch da revista InfoWorld, uma coluna que trata de assuntos atuais relativos à segurança eletrônica, bem como invasões e vulnerabilidade de sistemas de computadores. Além disso, possui uma vasta experiência em software e hardware de segurança de redes (firewall, sistemas de detecção de intrusos, entre outros). Joel Scambray é gerente do grupo eSecurity Solutions, onde …

VÍRUS DE COMPUTADOR

Os vírus de computador são pequenos programas, ou rotinas, desenvolvidos para atuarem de alguma maneira sobre o equipamento de informática onde são instalados. Normalmente escritos para ficarem ocultos no computador “hospedeiro” até que determinada condição seja satisfeita para entrarem em ação, como determinadas datas e horários. Estes “vírus”, como o nome sugere, são scripts maliciosos distribuídos pela internet ou por mídias “infectadas”, podendo desde comprometer o próprio sistema operacional até encaminhar indevidamente informações sobre o comportamento do usuário do computador na web.
Atualmente existem dois tipos principais que representam estes: Trojan Horses e Back Doors.

Os Trojan Horses, ou cavalos-de-tróia, são programas que demonstram determinado comportamento ou se propõem a determinada tarefas, sem que o usuário tenha ciência delas, deixando o computador vulnerável a ataques futuros. É indispensável o uso de um bom antivírus para que esta…