Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 8, 2009

Utilidade: Fim do horário de verão!

Termina à meia-noite de hoje, 14-02-2009, o horário de verão brasileiro. Conforme divulgado, a alteração no horário resultou em uma econômia de 4 bilhões de Reais no Brasil, sendo que ocorreu uma redução no consuno de energia no Rio Grande do Sul por volta de 4,6%, ou seja, capaz de abastecer uma cidade de médio porte por trinta dias. Então os relógios devem ser atrasados em uma hora à meia-noite de hoje. Até a próxima!

Notícia: A Febraban alerta sobre Ataques Virtuais da sexta-feira 13

Gatos pretos... passar em baixo de escadas... quebrar espelhos então nem pensar, principlamente numa sexta-feira 13. Supertições à parte, esta é uma das datas favoritas para o desencadiamento de "ataques virtuais". Pensando nisso a Febraban, Federação Brasileira de Bancos, preparou algumas recomendações para que internautas desavisados não sejam vítimas de "ciladas virtuais". Segundo a instituição, os internautas devem ter cuidado com mensagens suspeitas recebidas por e-mail, principalmente que contenham arquivos ou links anexados no corpo da mensagem.
Alguns assuntos comuns em mensagens fraudulentas são: Você foi vítima de ação de despejo; Veja fotos inéditas do desastre aéreo de uma determinada companhia; Confira fotos eróticas de um determinado artista; Seu nome está na lista do Serasa. Clique aqui para saber detalhes; Recadastre sua senha. Clique aqui, em nome de determinado banco; Febraban e bancos desenvolvem módulo de segurança. Para obtê-lo, clique aqui: Você recebe…

Notícia: como funciona a criptografia de dados nos e-mails

Saiba como funciona a criptografia de dados nos e-mails
Notícia veiculada em 02-02-2009 pelo Portal G1 da Rede Globo

Eu estava a algum tempo pensando em escrever uma matéria sobre criptografia de dados, principalmente sobre o PGP e estava me faltando oportunidade. No dia de hoje, lendo matérias sobre segurança da informação, principal mote deste blog, me deparei com um artigo excelente de autoria de Altieres Rohr, especialista em segurança da computação, veiculado pelo portal G1. Assim, segue o referido artigo: "Como você pode ter certeza que um e-mail foi enviado pelo suposto remetente? E como “embaralhar” o conteúdo das mensagens enviadas, de tal forma que elas não possam ser lidas no caso de existir um “grampo” na rede? Existe mais de uma maneira de se fazer isso, mas a mais barata, e assunto desta coluna, é o padrão de criptografia PGP -- o mais usado do mundo. O foco, hoje, são noções sobre criptografia pública e privada, aplicadas no PGP e outros sistemas de codificação de da…