Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 30, 2008

GUIA DO HACKER BRASILEIRO

Continuando minha saga no sentido de indicar bons livros escritos para o entendimento das coisas pertinentes a segurança da informação, indico o GUIA DO HACKER BRASILEIRO, de autoria de Marcos Flávio Araújo Assunção, é de fácil entendimento e ensina, além de conceitos básico de informática, técnicas indispensáveis a toda pessoa que queira desenvolver seus conhecimentos nesta área. Leia a resenha: "Esse livro se destina àquelas pessoas que gostam de informática e de aprender cada vez mais. Não importa se ao usuário comum ou o técnico, todos se identificarão muito com a obra. Os assuntos serão apresentados de maneira objetiva e universal. Mostrada em uma linguagem clara mas direta, é como um livro de história. Explica, como, onde e por quê a segurança na informática hoje é um problema tão grande. Ela está em nossa vida quando retiramos dinheiro do caixa eletrônico, fazemos compras pela Internet e até quando tiramos algum documento. Viver sem a Internet hoje é indispensável. Conhecer…

Gênio da informática é suspeito de roubar bancos

Matéria exibida no programa de tv aberta da Rede Globo Fantástico em 30-11-2008.Achei interessante esta matéria e resolvi postá-la como exemplo. Quanto aos crimes mencionados não preciso comentar, mas quero salientar como talentos podem ser usados tanto para um lado quanto para o outro, sem querer entrar na polaridade do bem e o mal, pois se utilizar de um Hacker para se "invadir" um computador de um suspeito não parece correto, apesar de não conhecer o processo. Vejam a matéria e tirem suas conclusões:
"João Sperandio Neto é considerado um gênio do mundo virtual. Já ajudou a polícia de SP a prender um pedófilo: “Eu fiz um software que listava todas as imagens que estavam no computador da pessoa”, conta. Mas também usou este talento para cometer fraudes milionárias: “Dizem que eu sou um banco ambulante, um caixa eletrônico com pernas.” Pela internet, ele já conseguiu senhas e invadiu redes de informática de universidades e de bancos do Brasil e de países como Estados Uni…

VÍRUS TOTAL

Apartir desta data, estou disponibilizando no menu Ferramentas o link para o site Virus Total. Importante serviço para verificação de arquivos suspeitos de estarem infectados, conforme descrito abaixo:
"VirusTotal é um serviço que analisa arquivos suspeitos e proporciona uma rápida detecção de vírus, worms, cavalos de tróia, e todos os tipos de arquivos maliciosos detectados por vários mecanismos de antivírus.
Características:
-Serviço independente e gratuito;
-Uso de múltiplos mecanismos de antivírus ;
-Atualizações de assinaturas de antivírus em tempo real ;
-Resultados detalhados de cada mecanismo;
-Estatísticas globais em tempo real .

Serviço desenvolvido por Hispasec Sistemas, um laboratório independente de segurança em Tecnologia da Informação, que utiliza versões em linha de comando de vários antivírus, atualizados regularmente com assinaturas oficiais publicadas por seus respectivos desenvolvedores.
Essa é uma lista das companhias que fazem parte do VirusTotal com seus respectivos…

ACCESS & VBA : número aleatório

Nem sempre um campo de numeração automática do Access satisfaz as necessidades de um sistema, pincipalmente quando a complexidade cresce. Muitas vezes, por uma série de razões, necessitamos que determinado campo armazene um número aleatório para servir de chave primária, quer seja para relacionar duas tabelas ou servir de índice para vincular imagens.
Uma maneira fácil e prática é utilizar o relógio interno do sistema operacional para gerar um número aleatório, separando as informações do número da semana do ano, hora, mes, segundo e o ano. Pois bem, partindo da premissa de que este campo será o primeiro a ser preenchido, nas propriedades do mesmo, no evento "ao receber foco", dentro do editor de VBA: Private Sub NomeDoCampo_GotFocus() 'declarar as variáveis não precisando especificar o tipo: Dim semana, hora, mes, segundo, ano 'depois formatar as variáveis criadas semana = format(Now(), "ww") 'onde Now() é a função que captura os dados do relógio e ww diz que…

CRIMES DIGITAIS - o impacto da nova lei

Ocorreu no dia 28 de novembro, das 10h às 12h, a segunda edição do Decision Report Meeting, o qual tratou de CRIMES DIGITAIS - o impacto da nova lei, sendo discutido, entre outras coisas, os seguintes temas:• Acesso não autorizado a dados corporativos;
• Transferência não autorizada de dados;
• Divulgação ou uso indevido de dados pessoais;
• Inserção ou difusão de código malicioso;
• Estelionato eletrônico;
• Pedofilia;
• Armazenamento de dados por provedores.O painel contou com a presença de senadores, deputados, juristas, advogados, delegados e representantes de entidades de classe.Este evento procurou abordar vários pontos de vista sobre o tema, tanto o lado das empresas prestadoras de serviço quanto o lado da investigação digital. No site do evento é possível baixar as intervenções dos painelistas, constituindo de uma importante fonte para se conhecer todos os ângulos da discussão que ora se realiza sobre a lei dos cibercrimes no Brasil. Click aqui para acessar o site do evento.Espero t…