Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 18, 2009

Notícia: VAZAMENTO DE DADOS DE CARTÕES DE CRÉDITO JÁ É O MAIOR DA HISTÓRIA

VAZAMENTO DE DADOS DE CARTÕES DE CRÉDITO JÁ É O MAIOR DA HISTÓRIA
Matéria publicada pelo portal G1 da Rede Globo em 23-01-2009.

A Heartland Payment Systems, uma empresa norte-americana que processa pagamentos feitos com cartões de crédito, anunciou na terça-feira (20) que um código malicioso foi encontrado em seus sistemas e que ele pode ter comprometido as informações de todos os cartões de crédito que a empresa processou. A Heartland processa mais de 100 milhões de transações todo mês, fornecendo o serviço a pelo menos 250 mil empresas. Não é possível saber quantos cartões tiveram seus dados comprometidos, porque não foi possível determinar desde quando o programa espião foi instalado no sistema da companhia. O caso só começou a ser investigado depois que a Visa e a Mastercard alertaram a empresa para atividades suspeitas nas transações processadas. Um site foi montado especialmente para divulgar informações sobre o vazamento. A empresa recebeu críticas, no entanto, por ter divulgado …

Praga do Downadup: o que é e como livrar-se

Praga do Downadup: o que é e como livrar-se
Matéria publicada pelo portal Clicrbs em 20-01-2009


Se você leu recentemente sobre o Downadup, deve estar preocupado. O vírus, um worm de rede, está infectando cada vez mais computadores que rodam Windows, inclusive no Brasil.Vamos a alguns detalhes sobre a praga e aos passos para eliminá-la.
O que é um worm?
Conforme a Wikipedia, a diferença entre o vírus e o worm é que o vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar. Já o worm é um programa completo e não precisa de outro programa para se propagar, assim, ele vai se espalhando por onde der. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema tais como deletar arquivos ou enviar documentos por email.
Como ele age?
No caso do Downadup, o programa aproveita uma vulnerabilidade do Windows, busca o arquivo chamado “services.exe”, e então se integra ao códio, fazendo alterações no sistema operacional. Depois, o vírus inicia automaticamente…

Artigo:SOFTWARE LIVRE OU SOFTWARE GRÁTIS

SOFTWARE LIVRE OU SOFTWARE GRÁTIS
Diferenças de um mesmo modelo ou uma utopia a ser almejada
Por Luís Fernando da Silva Bittencourt

Após um tempo afastado, recuperando as forças no litoral, resolvi reiniciar minhas postagens tratando desse tema que causa tanta polêmica no meio, espero que aproveitem e não deixem de comentar.
O conceito de software livre foi desenvolvido pela Free Software Fundation, sendo qualquer programa de computador que pode ser copiado, usado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. Os programas de computador que seguem este conceito, normalmente são acompanhados por uma licença de software livre e distribuídos juntamente com o código fonte da aplicação.
O GNU também segue o conceito de software livre, sendo iniciado por Richard Stallman em 1984, objetivando o desenvolvimento de um sistema operacional totalmente livre, onde qualquer pessoa pudesse usufruir de seus benefícios conforme conceituado no parágrafo anterior, desde que garantisse as demais…