Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 4, 2010

Hackers quebram criptografia do Skype

matéria veiculada no portal G1 em 09/07/2010 10h12

O que impede que outras pessoas vejam os dados que trafegam na internet é a criptografia: embaralhar os dados de tal forma que apenas as partes envolvidas na conexão possam decifrá-los. E o Skype, para impedir que suas chamadas fossem “grampeadas” por outras pessoas na rede, inclui um sistema de criptografia. O problema é que os dois lados da conexão precisam conhecer a chave, e o Skype decidiu colocar o código dentro do próprio programa – o que é considerado um erro. Mesmo assim, hackers levaram uma década para conseguir extrair o código, possivelmente permitindo o grampo de chamadas VoIP. O código completo usado pelo Skype está na web. Segundo o especialista que o publicou, o código havia vazado e, por isso, era justo que todos soubessem que a segurança do Skype havia sido quebrada. Se o fato continuasse sendo um conhecimento de poucos, eles poderiam tirar proveito disso enquanto usuários e empresas continuassem achand…

Novo perfil dos criminosos digitais

Criminosos na web não são nerds, alertam especialistas

fone: site Invasão.com.br

Concepções errôneas a respeito dos crimes virtuais podem estar atrapalhando o trabalho da polícia em combatê-los, alerta o site inglês The Register. A idéia que se tem dos cibercriminosos é que são geeks aficcionados por computadores, com grandes óculos e todos os estereótipos relacionados, informam os pesquisadores da empresa Trend Micro. A verdade, porém, é que a maioria deles são indivíduos comuns, sem nenhuma característica especial.Suas gangues estão pelo mundo todo, com destaque para a China, Rússia e Ucrânia (países onde é mais difícil que questões estrangeiras sejam consideradas pelas autoridades locais), mas o Brasil já aparece entre os países com alto índice de hackers, junto à Turquia e Estônia. Esses grupos criminosos – que têm, em média, entre um a cinco integrantes – agem de maneiras distintas. Cada um tem sua habilidade: os mais técnicos criam toolkits maliciosos (como o Zeus Trojan), outros u…

Interpol pede ajuda pela internet para encontrar 26 criminosos

A interpol lançou esta segunda-feira um apelo invulgar.Um pedido de ajuda ao público para encontrar o paradeiro de 26 criminososNotícia veiculada em 05-07-2010

Numa operação lançada em Maio, a Interpol tinha como objectivo encontrar 450 criminosos considerados perigosos. Houve já 39 detenções, inluindo a de uma ex- modelo colombiana, acusada de tráfico de droga. Contudo a Interpol não conseguiu descobrir o rasto de 26 suspeitos de homícidio, tráfico humano ou abuso sexual de menores.

Por isso esta segunda-feira lançou o apelo ao público para que denuncie qualquer sinal de um dos suspeitos, tornando públicas as suas fotos e informação biográfica no site.

É aprimeira vez que a Interpol recorre à ajuda do público para encontrar tantos suspeitos. A luta global contra o crime , que conta com corpos policiais oriundos de mais de 188 países costuma trabalhar nos bastidores mas desta vez tomou esta decisão devido ao sucesso que teve no passado em encontrar suspeitos de pedofilia.

A Interpol acred…