Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 8, 2009

Artigo: QR Code, padão de códigos de barras bi-dimencional, você conhece?

Por Luís Fernando da Silva Bittencourt



Recentemente algumas empresas publicitárias vem empregando o QR Code em suas campanhas, onde uma figura incompreensível, que mais lembra um labirinto, quando fotografada por um aparelho celular que possui conexão com a internet, navega para um site preparado para a campanha sendo disponibilizado algum download de imagem ou vídeo. Mas de onde surgiu este padrão que promete ser revolucionário, pois é capaz de guardar muito mais informação do que os tradicionais códigos de barras?
A fim de procurar aprender um pouco mais, pesquisei e encontrei o seguinte:
O QR Code (ou Código de Barras em 2D), é uma matriz ou código de barras bi-dimensional, criado pela empresa Japonesa Denso-Wave, em 1994. O QR vem de Quick Response, pois o código pode ser interpretado rapidamente, mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por cameras digitais em formato VGA, como as de celulares. O QR Code é muito usado no Japão.
História
Inicialmente usados para catalogar diferente…

Artigo:Conheça as características dos diferentes tipos de banda larga

Publicado no Portal de Notícias G1 da Rede Globo em 18-11-2008

Uma das coisas que normalmente me perguntam é sobre as diferentes tecnologias envolvendo o acesso a internet, principalmente sobre qual usar e qual seria a melhor. Nestas ocasiões costumo sair pela tangente, alertando que esta decisão deve ser embasada na utilidade do serviço para o contratante. Isto ocorre devido aos custos de cada serviço junto a empresa prestadora do serviço de internet, bem como da necessidade ou não da aquisição de equipamentos adicionais. Pois bem, passando pelas notícias de tecnologia do portal G1, me deparei com esta interessante matéria escrita por Fernando Panissi que trata sobre os diferentes tipos de tecnologias de transmissão de dados. Vamos ao artigo:

Cabo, celular, DSL, rádio e satélite: veja as vantagens e desvantagens.

A oferta de conexão rápida à internet vem crescendo de forma expressiva nos últimos anos. Mas, diante de tantas opções, qual a melhor escolha? Qual a velocidade ideal? Qual me…