Pular para o conteúdo principal

CURSO CRIMES CIBERNÉTICOS



CIBERCRIMES
Curso sobre crimes praticados na internet
por Luís Fernando Bittencourt


A polícia civil do Estado do Rio Grande do Sul, através da Academia de Polícia, sob coordenação do Delegado de Polícia Emerson Wendt, iniciou no dia 22 de julho de 2008 o Curso de Crimes Praticados pela Internet, com dezenove edições previstas até o final de 2009, visando o preparo de policiais para este tipo de investigação.
Com patrocínio da SENASP e parceria com a Polícia Federal, o curso vem sendo brilhantemente ministrado pelo Agente da Polícia Federal Rogério Meirelles e por peritos do Instituto Geral de Perícias do Estado, IGP, e policiais civis que já atuam em investigações nesta área.
Os policiais treinados recebem noções desde o funcionamento das redes de informática, tipos de ataques que podem ser realizados por hackers, ferramentas de investigação, indo até as mais recentes técnicas para se obter a autoria de tais ataques cibernéticos. Propiciando, assim, uma visão mais ampla sobre estes delitos que, na maioria das vezes, a internet apenas é usada como ferramenta para a prática de velhos crimes como o estelionato (também chamado de 171 em razão do artigo da tipificação penal do Código Penal Brasileiro), passando por crimes mais graves como o tráfico de drogas e armas e de menor poder ofensivo como ameaças, calúnias e difamações normalmente vinculadas na internet por mensagens eletrônicas (e-mails) e sites de relacionamento.
Salienta-se que hoje a maior barreira a ser enfrentada pela investigação criminal é a falta de uma legislação específica sobre a matéria, principalmente que determine aos Provedores de Acesso (empresas constituídas com a finalidade de ligarem o usuário doméstico com a grande rede) o período mínimo para manterem em seus servidores os “logs de acesso”, que nada mais são do que os vestígios deixados pelos hackers na web, sendo estes fundamentais na obtenção da identidade do criminoso digital.
Assim, com a popularização da internet, onde vários serviços estão migrando visando redução de custos para as empresas e uma maior comodidade para os usuários, deve ser segura para as pessoas de bem e não mais um meio para o acobertamento de indivíduos que usam a web para praticas indevidas, mas sim um “organismo” que propicie o desenvolvimento intelectual da humanidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: VINCULAR FOTOS NO MS ACCESS

por Luís Fernando da Silva Bittencourt

Estes dias estava em um fórum na web e notei a grande dificuldade dos usuários mais inexperientes quanto à vinculação de imagens no MS ACCESS. O recurso de vinculação de imagens serve para não sobrecarregar a base de dados com objetos OLE, pois neste aplicativo as imagens podem ser inseridas diretamente na base de dados, aceitando imagens no formato bmp. Entretanto, “o peso” gerado, dependendo da função da base de dados criada com o Access, logo esgotará a possibilidade de novos cadastros, haja vista existir uma limitação de 4Gb de registros.

Então, ao invés de se inserir uma foto no formato bmp diretamente na base de dados, fica muito mais lógico guardar apenas o caminho desta imagem, fazendo com que o nosso sistema busque a imagem respectiva e a apresente em um formulário de consulta ou relatório.

Para tanto, devemos inicialmente criar na respectiva tabela (objeto do MS Access responsável pela guarda das informações, sendo esta a base de dados pro…

Blogs sobre segurança em português

Hoje, visitando o blog do consultor de segurança da informação Sandro Süffert, achei de muito bom tom a relação que ele postou de blogs em lingua portuguesa que tratam sobre segurança da informação e resposta a incidentes/forense, ficando lisongeado pelo fato do Arquivos Máximus ter sido citado. Tendo em vista a facilidade que tal relação pode gerar à comunidade, concentrando num mesmo espaço ricas fontes de informação, abrangendo várias áreas do espectro criminalístico, vou reproduzir a referida relação, bem como deixar o link no menu lateral "Destaques do Blog", visando facilitar o acesso futuro. Segue a citada relação: Luis Bittencourt - http://arquivosmaximus.blogspot.com
Nelson Brito - http://fnstenv.blogspot.com CrkPortugal - http://www.crkportugal.net (Portugal) Marcelo Souza - http://marcelosouza.com PseudoRandom - http://blog.sapao.net Forense Coputacional - http://forcomp.blogspot.com Think Security First - http://wagnerelias.com Pedro Quintanilha - http://pedroquintanilha…

BUSCA ELETRÔNICA - 2

Durante minhas aulas de Busca Eletrônica para os alunos do Curso de Formação Profissional de Nível Superior de Inspetor / Escrivão de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul/RS, foi questionado em aula onde poderiam buscar mais informações sobre os OPERADORES DE BUSCA utilizados pelas ferramentas de pesquisa do GOOGLE, além dos passados em aula. Assim, visando aumentar os conhecimentos sobre o assunto, pode ser acessado aqui uma cartilha com maiores informações.