Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sempre dê preferência a sites com Certificados de Segurança.

  O CERT.BR informou a corrência de 39.419 tentativas de fraudes o ano de 2019, representando 87% das notificações referentes a esta categoria. Sempre dê preferência a sites que apresentem Certificados de Segurança válidos e expedidos por unidades certificadoras. Na barra de navegação, os sites deste tipo iniciam os endereços por “https://”, aparecendo no lado esquerdo a imagem de um cadeado. Ao clicar no cadeado é possível visualizar os dados da unidade certificadora que garante a autenticidade do site visitado. Cuidado com os certificados “auto assinados”, pois não existe uma unidade certificadora por trás. Portanto, nenhum órgão garante sua confiabilidade. Também é possível um site iniciar por “https://”, pertencendo legitimamente a algum órgão ou instituição com o certificado expirado. Neste caso, procure se informar da legitimidade do serviço que você deseja. Tanto os “auto assinados” quanto os expirados são exibidos na respectiva barra de navegação com uma informação

Notícia: A Febraban alerta sobre Ataques Virtuais da sexta-feira 13

Gatos pretos... passar em baixo de escadas... quebrar espelhos então nem pensar, principlamente numa sexta-feira 13. Supertições à parte, esta é uma das datas favoritas para o desencadiamento de "ataques virtuais". Pensando nisso a Febraban, Federação Brasileira de Bancos, preparou algumas recomendações para que internautas desavisados não sejam vítimas de "ciladas virtuais".
Segundo a instituição, os internautas devem ter cuidado com mensagens suspeitas recebidas por e-mail, principalmente que contenham arquivos ou links anexados no corpo da mensagem.
Alguns assuntos comuns em mensagens fraudulentas são:
  • Você foi vítima de ação de despejo;
  • Veja fotos inéditas do desastre aéreo de uma determinada companhia;
  • Confira fotos eróticas de um determinado artista;
  • Seu nome está na lista do Serasa. Clique aqui para saber detalhes;
  • Recadastre sua senha. Clique aqui, em nome de determinado banco;
  • Febraban e bancos desenvolvem módulo de segurança. Para obtê-lo, clique aqui:
  • Você recebeu um cartão de alguém especial. Clique aqui.

Dicas para não cair em fraudes:

  • Desconfiar sempre das histórias recebidas pela internet, principalmente quando oferecem vantagens ou ganhos fora do comum;
  • Não clicar em links desconhecidos, por mais atraente que seja a história contada;
  • Conhecer bem o site do seu banco e prestar muita atenção a qualquer anormalidade;
  • Entrar em contato com o banco sempre que suspeitar de alguma irregularidade e manter seu micro com um antivírus atualizado e com um software de proteção contra ataques pela internet (firewall).

A Febraban salienta que os crimes eletrônicos são, geralmente praticados por quadrilhas especializadas e compostas muitas vezes por criminosos ligados a crimes como tráfico de drogas e de armas.

Aproveitando a deixa, gostaria de lembrar que a certo tempo atrás postei um artigo sobre os perigos dos arquivos de extensão SCR, como são pouco conhecidos da maioria dos usuários de internet, seu desconhecimento favorece a infecção por arquivos maliciosos. Para visualisar a referida matéria, clique aqui.

Até a próxima e não deixem de comentar mais este artigo.

Comentários

Postagens mais visitadas