Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sempre dê preferência a sites com Certificados de Segurança.

  O CERT.BR informou a corrência de 39.419 tentativas de fraudes o ano de 2019, representando 87% das notificações referentes a esta categoria. Sempre dê preferência a sites que apresentem Certificados de Segurança válidos e expedidos por unidades certificadoras. Na barra de navegação, os sites deste tipo iniciam os endereços por “https://”, aparecendo no lado esquerdo a imagem de um cadeado. Ao clicar no cadeado é possível visualizar os dados da unidade certificadora que garante a autenticidade do site visitado. Cuidado com os certificados “auto assinados”, pois não existe uma unidade certificadora por trás. Portanto, nenhum órgão garante sua confiabilidade. Também é possível um site iniciar por “https://”, pertencendo legitimamente a algum órgão ou instituição com o certificado expirado. Neste caso, procure se informar da legitimidade do serviço que você deseja. Tanto os “auto assinados” quanto os expirados são exibidos na respectiva barra de navegação com uma informação

ACCESS & VBA : número aleatório


Nem sempre um campo de numeração automática do Access satisfaz as necessidades de um sistema, pincipalmente quando a complexidade cresce. Muitas vezes, por uma série de razões, necessitamos que determinado campo armazene um número aleatório para servir de chave primária, quer seja para relacionar duas tabelas ou servir de índice para vincular imagens.

Uma maneira fácil e prática é utilizar o relógio interno do sistema operacional para gerar um número aleatório, separando as informações do número da semana do ano, hora, mes, segundo e o ano.
Pois bem, partindo da premissa de que este campo será o primeiro a ser preenchido, nas propriedades do mesmo, no evento "ao receber foco", dentro do editor de VBA:
Private Sub NomeDoCampo_GotFocus()
'declarar as variáveis não precisando especificar o tipo:
Dim semana, hora, mes, segundo, ano
'depois formatar as variáveis criadas
semana = format(Now(), "ww")
'onde Now() é a função que captura os dados do relógio e ww diz que é para ser utilizado apenas o número da semana do ano com dois dígitos.
hora = format(Now(), "hh") 'hh é a hora
mes = format(Now(), "mm") 'mm é o mês
segundo = format(Now(), "ss") 'ss corresponde ao segundos
ano = format(Now(), "yy") 'yy ao ano
'agora é só especificar como os números ficarão dispostos:
me.NomeDoCampo.value = semana & mes & hora & segundo & ano
end sub
Desta maneira se obtém um número aleatório onde é possível, inclusive, autenticcar pela identificação de suas partes, pois se determinado cadastro é realizado somente pela manhã então se os dígitos correspondentes a hora forem posteriores às 13 h algo houve que merece ser verificado.
Bem, por hora é isso e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas