Pular para o conteúdo principal

Indicação de Leitura: Segurança Nacional



Novamente na busca de indicar boas indicações de livros que acrescentem na área da segurança da informação, pois somente através do conhecimento é que se poderá chegar ao amadurecimento intelectual e assim diminuir o estado crítico que hoje impera na internet, onde poucos sabem muito e muitos sabem muito pouco, criando ambiente propício a todo o tipo de ações que vem de encontro ao bem comum, que indico o livro: SEGURANÇA NACIONAL, conforme resenha a seguir:
"Livro escrito em linguagem fácil de ser entendida aliado a uma abordagem direta e simples do assunto.
Destinado aos administradores de rede, o livro descreve conceitos básicos de segurança, compreender mecanismos como: módulos de kernel, endereços forjados, ataques tipo homem no meio (man in the middle) e captura de sessão (hijack), identificar vulnerabilidades em seu ambiente computacional e elaborar melhores métodos de defesa.
Aborda os tipos de ataques e ameaças a que estamos expostos assim como as ferramentas utilizadas atualmente, não se esquecendo de passar pelas técnicas de defesa.
A prática é enfatizada com exemplos reais e funcionais que podem ser usados de imediato pelo administrador, na tarefa diária de proteger seu ambiente de rede.
Não deve faltar na biblioteca de qualquer administrador de redes, que possui algum envolvimento com segurança, ou mesmo ao security officer.

Nelson Murilo é consultor de segurança desde 1992.
Ministra cursos sobre segurança de redes para grandes empresas nacionais, internacionais, órgãos de segurança federais e militares. Responsável pela elaboração de políticas de segurança em órgãos governamentais, realiza testes de vulnerabilidade e investigação forense em bancos, financeiras, empresas aéreas e órgãos federais.
Atualmente é gerente de segurança da Pangéia Informática (www.pangeia.com.br) e autor de ferramentas de segurança disponíveis gratuitamente, como o chkrootkit (www.chkrootkit.org).

Pode ser contatado pelo e-mail: nelson@pangeia.com.br.
NovaTec Editora - www.novateceditora.com.br
Autor: Nelson Murilo de O. Rufino Preço: R$45,00 (valor no site da editora) Páginas: 248 ISBN: 85-7522-015-2 Ano: 2001"
Espero que gostem, até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARTIGO: VINCULAR FOTOS NO MS ACCESS

por Luís Fernando da Silva Bittencourt

Estes dias estava em um fórum na web e notei a grande dificuldade dos usuários mais inexperientes quanto à vinculação de imagens no MS ACCESS. O recurso de vinculação de imagens serve para não sobrecarregar a base de dados com objetos OLE, pois neste aplicativo as imagens podem ser inseridas diretamente na base de dados, aceitando imagens no formato bmp. Entretanto, “o peso” gerado, dependendo da função da base de dados criada com o Access, logo esgotará a possibilidade de novos cadastros, haja vista existir uma limitação de 4Gb de registros.

Então, ao invés de se inserir uma foto no formato bmp diretamente na base de dados, fica muito mais lógico guardar apenas o caminho desta imagem, fazendo com que o nosso sistema busque a imagem respectiva e a apresente em um formulário de consulta ou relatório.

Para tanto, devemos inicialmente criar na respectiva tabela (objeto do MS Access responsável pela guarda das informações, sendo esta a base de dados pro…

Blogs sobre segurança em português

Hoje, visitando o blog do consultor de segurança da informação Sandro Süffert, achei de muito bom tom a relação que ele postou de blogs em lingua portuguesa que tratam sobre segurança da informação e resposta a incidentes/forense, ficando lisongeado pelo fato do Arquivos Máximus ter sido citado. Tendo em vista a facilidade que tal relação pode gerar à comunidade, concentrando num mesmo espaço ricas fontes de informação, abrangendo várias áreas do espectro criminalístico, vou reproduzir a referida relação, bem como deixar o link no menu lateral "Destaques do Blog", visando facilitar o acesso futuro. Segue a citada relação: Luis Bittencourt - http://arquivosmaximus.blogspot.com
Nelson Brito - http://fnstenv.blogspot.com CrkPortugal - http://www.crkportugal.net (Portugal) Marcelo Souza - http://marcelosouza.com PseudoRandom - http://blog.sapao.net Forense Coputacional - http://forcomp.blogspot.com Think Security First - http://wagnerelias.com Pedro Quintanilha - http://pedroquintanilha…

Destaque: Relação das Portas TCP/IP Mais Usadas!

por Luís Fernando da Silva Bittencourt

Uma das primeiras providências a se fazer quando existe a suspeita de algum tipo de invasão em um microcomputador é a verificação imediata das portas TCP/IP que estão em execução. Normalmente para isso é usado o comando NETSTAT (pretendo postar uma matéria específica futuramente), ou outro método qualquer de preferência do usuário. Entretanto, usuários menos experientes não sabem o tipo de serviço executados pelas portas em questão, para tanto relacionei as principais visado facilitar o entendimento destas, conforme segue: Observação: Para localizar um item específico use "Ctrl + F".
Porta Serviço 1 tcpmux
3
4
5 rje
7 echo
9 discard
11 systat
13 daytime
15 netstat
17 qotd
18 send/rwp
19 chargen
20 ftp-data
21 ftp
22 ssh, pcAnywhere
23 Telnet
25 SMTP
27 ETRN
29 msg-icp
31 msg-auth
33 dsp
37 time
38 RAP
39 rlp
40
41
42 nameserv, WINS
43 whois, nickname
49 TACACS, Login Host Protocol
50 RMCP, re-mail-ck
53 DNS
57 MTP
59 NFILE
63 whois++
66 sql*net
67 bootps
68 bootpd/dhcp
69 Tri…