Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sempre dê preferência a sites com Certificados de Segurança.

  O CERT.BR informou a corrência de 39.419 tentativas de fraudes o ano de 2019, representando 87% das notificações referentes a esta categoria. Sempre dê preferência a sites que apresentem Certificados de Segurança válidos e expedidos por unidades certificadoras. Na barra de navegação, os sites deste tipo iniciam os endereços por “https://”, aparecendo no lado esquerdo a imagem de um cadeado. Ao clicar no cadeado é possível visualizar os dados da unidade certificadora que garante a autenticidade do site visitado. Cuidado com os certificados “auto assinados”, pois não existe uma unidade certificadora por trás. Portanto, nenhum órgão garante sua confiabilidade. Também é possível um site iniciar por “https://”, pertencendo legitimamente a algum órgão ou instituição com o certificado expirado. Neste caso, procure se informar da legitimidade do serviço que você deseja. Tanto os “auto assinados” quanto os expirados são exibidos na respectiva barra de navegação com uma informação

NUNCA ABRA E-MAILS DE ORIGEM DESCONHECIDA


Não abra e-mails desconhecidos: mensagens eletrônicas ainda são as principais portas de acesso para vírus e golpes eletrônicos. Somente abra e-mails de quem você conhece ou confia.

No ano de 2019 ocorreram cerca de 40.000 tentativas de fraudes comunicadas ao CERT.BR, entidade responsável pelo controle de incidentes na internet brasileira.

Este total representa 87% de todas as comunicações referentes a mesma categoria, com acréscimo de 5% comparativamente ao ano anterior.

Praticamente todos os especialistas na área são unânimes em afirmar que o descuido ao se manipular mensagens eletrônicas, ainda é a principal porta de entrada para vírus de computador.

Muito atenção, TELEFONES CELULARES do tipo smartphones também estão sujeitas as mesmas regras de segurança, pois estão conectados na internet 24 horas por dia, configurados para receberem e-mails e outros tipos de mensagens eletrônicas.

Se navegar é preciso, por que não com segurança!

#evidenciasdigitais #luisbittencourt #internetsegura #segurancadigital #digital #seguranca #websegura #web #digital #tecnologia #crimes #cybercrimes #crimesdigitais #crimesinternet #internet #tamojunto #webcrimes #phishing #naosejavitima

Comentários

Postagens mais visitadas