Por Luís Fernando da Silva BittencourtRecentemente algumas empresas publicitárias vem empregando o QR Code em suas campanhas, onde uma figura incompreensível, que mais lembra um labirinto, quando fotografada por um aparelho celular que possui conexão com a internet, navega para um site preparado para a campanha sendo disponibilizado algum download de imagem ou vídeo. Mas de onde surgiu este padrão que promete ser revolucionário, pois é capaz de guardar muito mais informação do que os tradicionais códigos de barras?
A fim de procurar aprender um pouco mais, pesquisei e encontrei o seguinte:

O QR Code (ou Código de Barras em 2D), é uma matriz ou código de barras bi-dimensional, criado pela empresa Japonesa Denso-Wave, em 1994. O QR vem de Quick Response, pois o código pode ser interpretado rapidamente, mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por cameras digitais em formato VGA, como as de celulares. O QR Code é muito usado no Japão.
História
Inicialmente usados para catalogar diferentes partes na construção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário em uma grande variedade de indústrias. Desde 2003, estão sendo desenvolvidas aplicações direcionadas para ajudar os usuários na entediante tarefa de adicionar dados em telefones celulares. Os QR Codes são muito comuns também em revistas e propagandas, onde usam-se os códigos para guardar endereços e URLs, além de informações pessoais detalhadas, no caso de cartões de visitas, facilitando muito a inserção destes dados em agendas de telefones celulares. Consumidores com programas de captura ou PCs com interface RS-232C, podem usar um scanner para capturar as imagens.
O padrão Japonês para QR Code, JIS X 0510, foi disponibilizado em Janeiro de 1999 e corresponde ao padrão internacional ISO/IEC 18004. Foi aprovado em Junho de 2000. "QR Code é aberto para uso e sua patente, pela Denso-Wave, não é praticada." (retirado do site da Denso-Wave).
A banda Pet Shop Boys utilizou imagens do código QR no clipe da música "Integral". São dezenas de códigos que aparecem durante o clipe. Todas as imagens quando decodificadas apresentam links para diferentes sites, em geral tratando da questão da privacidade no mundo contemporâneo.
No Brasil, o primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela Fast Shop em dezembro de 2007. Mais tarde a Nova Schin publicou um anúncio com o código em junho de 2008 e a Claro fez uma campanha utilizando o Código QR em novembro de 2008.
Também em novembro de 2008, durante o Salão do Automóvel, a Volkswagen aproveitou o código para uma pequena ação em sua estande.
O Jornal Atarde, localizado na cidade de Salvador - Bahia tem usado o QR Code desde dezembro de 2008.
Capacidade de armazenamento
Numérica - Max. 7.089 caracteres
Alfanumerica - Max. 4.296 caracteres z
Binário (8 bits) - Max. 2.953 bytes
Kanji/Kana - Max. 1.817 caracteres
Capacidade de correção de erros
Nível L 7%
Nível M 15%
Nível Q 25%
Nível H 30%
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Entretanto, para os aparelhos celulares interpretarem o QR Code devem possuir um aplicativo instalado. Para maiores informações, sugiro que leiam a matéria que trata sobre o assunto no site Urbano, contendo um vídeo sobre o assunto e a indicação de alguns sites onde os aplicativos leitores do QR Code podem ser baixados, para tal clique aqui.
Bem, espero que tenham gostado e não deixem de comentar!
Comentários