Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sempre dê preferência a sites com Certificados de Segurança.

  O CERT.BR informou a corrência de 39.419 tentativas de fraudes o ano de 2019, representando 87% das notificações referentes a esta categoria. Sempre dê preferência a sites que apresentem Certificados de Segurança válidos e expedidos por unidades certificadoras. Na barra de navegação, os sites deste tipo iniciam os endereços por “https://”, aparecendo no lado esquerdo a imagem de um cadeado. Ao clicar no cadeado é possível visualizar os dados da unidade certificadora que garante a autenticidade do site visitado. Cuidado com os certificados “auto assinados”, pois não existe uma unidade certificadora por trás. Portanto, nenhum órgão garante sua confiabilidade. Também é possível um site iniciar por “https://”, pertencendo legitimamente a algum órgão ou instituição com o certificado expirado. Neste caso, procure se informar da legitimidade do serviço que você deseja. Tanto os “auto assinados” quanto os expirados são exibidos na respectiva barra de navegação com uma informação

Framework Mvc Para Php: SifraPhp

Framework Mvc Para Php


Autor: Renan Abreu

Desenvolver produtos de alta qualidade é dever de todo engenheiro de software.Não basta dominar uma linguagem de programação, faz-se necessário criar mais do que simplesmente milhões de linhas de códigos.O bom analista sempre coloca em prática suas habilidades mais importantes, modelagem de dados e engenharia de requisitos, todavia, esta tarefa é muito complexa, pois , além de modelar dados e levantar requisitos, concentra esforços em realizar projetos arquiteturais.

Graças aos frameworks, nosso trabalho de projetar arquiteturas torna-se reduzido e menos desgastante porque “fornecem uma infra-estrutura do esqueleto de implementação específica [RP06]”, ou seja, uma “miniarquitetura reusável que fornece a estrutura e o comportamento génericos para uma família de abstrações de software dentro de um contexto[RP06]”.

Baseando-se nos padrões de projetos, design paterns,típicos de linguagens orientada a objetos,foi concebido o framework SifraPHP.

Simples Framework PHP ou simplesmente SifraPHP, implementa um padrão arquitetural chamado MVC (Model View Controller).MVC tem a função de arquiteturar o software em três diferentes camadas: interface gráfica (View), regra do negócio ou modelagem de dados(Model) e controlador(Controller).

A camada View objetiva solucionar alguns problemas restringido o controle apenas sobre a interface.Esta característica é extremamente importante pois as telas não precisão saber como os dados serão tratados,ao excluir a camada de manipulação dos dados, também conhecida por Model, podemos inserir em nosso projeto um tempo único à implementação da IHM(interface homem máquina).

Projetar interfaces gráficas sempre foi um trabalho arduo, isso se dá ao fato de que a maioria dos usuários julgam uma aplicação apenas por sua aparência, porém, PIG(projeto de interface gráfica) traz trés grandes preocupações ao desenvolvedor : interface entre componentes do software, padronização entre interfaces (de produtos diferentes) e por último, interface entre homem máquina.Por não ser uma tarefa trivial e não haver exclusividade a construção desta,é comum notarmos aplicações com excelentes funcionalidades , apliacadas ao contexto do problema, mas que deixam a desejar no quisito homem máquina.

Analisar estruturas menores é um trabalho mais simples e menos sucetível a erros, por isso implementar a regra do negócio sem que essa interfira na apresentação do softwar se torna uma tarefa confiável, isto resulta em um software de alta qualidade.Entretanto , sistemas não são funcionais se não houver uma comunicação entre Model(regra do negocio) e View(interface, telas).A fim de solucionar este problema, a camada controller realiza operações de comunicação entre as camadas View e Model, através de mensagens.

Em resumo ,projetar sistemas é se orientar em informações aplicadas ao conhecimento técnico.Ao se tratar de engenharia de software ,para obter essas informações, é preciso conhecer padrões de projetos e saber implementa-los, por isso o SifraPHP foi criado, para elevar o conhecimento e facilitar o uso do padrão MVC em parceria com a linguagem PHP.

A versão 0.1.1 pode ser encontrada em :: SifraPHP_v.0.1.1.rar

Referências Bibliográficas
[RP06] Pressman, Roger S., Engenharia de Software,McGraw-Hill,2006.

/programacao-artigos/framework-mvc-para-php-744322.html


Perfil do Autor

Graduando em Sistemas de Informação. Programador PHP.

Comentários

Postagens mais visitadas