Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sempre dê preferência a sites com Certificados de Segurança.

  O CERT.BR informou a corrência de 39.419 tentativas de fraudes o ano de 2019, representando 87% das notificações referentes a esta categoria. Sempre dê preferência a sites que apresentem Certificados de Segurança válidos e expedidos por unidades certificadoras. Na barra de navegação, os sites deste tipo iniciam os endereços por “https://”, aparecendo no lado esquerdo a imagem de um cadeado. Ao clicar no cadeado é possível visualizar os dados da unidade certificadora que garante a autenticidade do site visitado. Cuidado com os certificados “auto assinados”, pois não existe uma unidade certificadora por trás. Portanto, nenhum órgão garante sua confiabilidade. Também é possível um site iniciar por “https://”, pertencendo legitimamente a algum órgão ou instituição com o certificado expirado. Neste caso, procure se informar da legitimidade do serviço que você deseja. Tanto os “auto assinados” quanto os expirados são exibidos na respectiva barra de navegação com uma informação

Indicação de Leitura: Segurança Nacional



Novamente na busca de indicar boas indicações de livros que acrescentem na área da segurança da informação, pois somente através do conhecimento é que se poderá chegar ao amadurecimento intelectual e assim diminuir o estado crítico que hoje impera na internet, onde poucos sabem muito e muitos sabem muito pouco, criando ambiente propício a todo o tipo de ações que vem de encontro ao bem comum, que indico o livro: SEGURANÇA NACIONAL, conforme resenha a seguir:
"Livro escrito em linguagem fácil de ser entendida aliado a uma abordagem direta e simples do assunto.
Destinado aos administradores de rede, o livro descreve conceitos básicos de segurança, compreender mecanismos como: módulos de kernel, endereços forjados, ataques tipo homem no meio (man in the middle) e captura de sessão (hijack), identificar vulnerabilidades em seu ambiente computacional e elaborar melhores métodos de defesa.
Aborda os tipos de ataques e ameaças a que estamos expostos assim como as ferramentas utilizadas atualmente, não se esquecendo de passar pelas técnicas de defesa.
A prática é enfatizada com exemplos reais e funcionais que podem ser usados de imediato pelo administrador, na tarefa diária de proteger seu ambiente de rede.
Não deve faltar na biblioteca de qualquer administrador de redes, que possui algum envolvimento com segurança, ou mesmo ao security officer.

Nelson Murilo é consultor de segurança desde 1992.
Ministra cursos sobre segurança de redes para grandes empresas nacionais, internacionais, órgãos de segurança federais e militares. Responsável pela elaboração de políticas de segurança em órgãos governamentais, realiza testes de vulnerabilidade e investigação forense em bancos, financeiras, empresas aéreas e órgãos federais.
Atualmente é gerente de segurança da Pangéia Informática (www.pangeia.com.br) e autor de ferramentas de segurança disponíveis gratuitamente, como o chkrootkit (www.chkrootkit.org).

Pode ser contatado pelo e-mail: nelson@pangeia.com.br.
NovaTec Editora - www.novateceditora.com.br
Autor: Nelson Murilo de O. Rufino Preço: R$45,00 (valor no site da editora) Páginas: 248 ISBN: 85-7522-015-2 Ano: 2001"
Espero que gostem, até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas