Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sempre dê preferência a sites com Certificados de Segurança.

  O CERT.BR informou a corrência de 39.419 tentativas de fraudes o ano de 2019, representando 87% das notificações referentes a esta categoria. Sempre dê preferência a sites que apresentem Certificados de Segurança válidos e expedidos por unidades certificadoras. Na barra de navegação, os sites deste tipo iniciam os endereços por “https://”, aparecendo no lado esquerdo a imagem de um cadeado. Ao clicar no cadeado é possível visualizar os dados da unidade certificadora que garante a autenticidade do site visitado. Cuidado com os certificados “auto assinados”, pois não existe uma unidade certificadora por trás. Portanto, nenhum órgão garante sua confiabilidade. Também é possível um site iniciar por “https://”, pertencendo legitimamente a algum órgão ou instituição com o certificado expirado. Neste caso, procure se informar da legitimidade do serviço que você deseja. Tanto os “auto assinados” quanto os expirados são exibidos na respectiva barra de navegação com uma informação

Artigo:O vírus e o tempo


Como os vírus de computador Atuaram e se Transformaram Através dos Tempos.

Artigo publicado no site evirus - Tecnologia em Segurança Digital.

Passando por sites especializados em segurança digital, me deparei com interessante artigo que trata profundamente a história dos vírus de computador. Leitura obrigatória para quem deseja se aprofundar mais sobre a matéria como para os usuários comuns de internet para entenderem os perigos da selva digital. Vou postar apenas uma parte do artigo, pois acredito, caso se interessem, melhor visualizado no próprio site.

"Quando tudo começou em grande escala, 1987

Em 1987 era comum ver uma bolinha saltitando na tela preta do PC, naqueles anos o windows nao existia, era apenas um sonho de bill gates para combater os pcs com tela grafica Lisa/Mac da Apple, e na época do extindo DOS (Disk Operation Systema) com incriveis 640kBytes de memória, os vírus faziam a festa, feitos apenas com aproximadamente até 250 bytes.

O vírus Ping-Pong, Jerusalem, Sexta Feira 13 e Michelangelo eram os mais comuns, os vírus se dividiam em 2 tipos de vírus.

Virus de BOOT: alojavam se no disquete, quer dizer, no setor de inicialização do disquete (Setor de boot), e porque istoa contecia ? porque a maioria dos PCs inicializavam pelo disquete para funcionar e não pelo disco rígido como é hoje,desta forma o vírus sempre entrava no sistema e ficava rodando de maneira “invisível” (background), e desta forma ele entrava em qualquer disquete que fosse inserido no PC que ele ainda nao tivesse entrado anteriormente, semelhante a uma doença contagiosa, que infecta tudo que lhe for tocada.

Virus se Executável: Este segundo tipo e não menor ineterssante, entravam nos arquivos executáveis do PC, os chamados arquivos .COM e .EXE, estes arquivos eram obviamente os programas que ficavam rodando na memória, e desta forma quando se executava uma arquivo destes o arquivo também era executado e ficava rodando de forma invisivel infectado tudo que podia no PC, ou seja, ele entrava naqueles arquivos executáveis em que ainda nao tinha entrado.

Alguns vírus entravam nos arquivos executáveis e tambem em disquete, causando um fenomeno que deixava o usuário louco, porque ele removia o virus de do disco e ele entrava através de um arquivo infectado de volta ao setor de inicialização, da mesma forma, as vezes quando todos os arquivos do PC estavam “saudáveis” eles eram contaminados quando um virus de inicialização entrava no PC, eram virus que estavam programados para entrar nos 2 tipos de locais possíveis na época, lembre-se que naqueles anos a internet nem era um sonho, mas mesmo assim virus frabricado em qualquer parte do mundo, trafega pelo globo através de programas piratas.

...". Para acesso ao artigo completo, favor clique aqui.

Até a próxima e não deixem de comentar a matéria.

Comentários

Unknown disse…
Olá, não consegui acessar o site onde está todo o artigo. ele apresenta problemas. Pode disponibilizar o artigo todo? caso tenha ele?
Aguardo e agradeço.
mpredebon@gmail.com

Postagens mais visitadas