Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sempre dê preferência a sites com Certificados de Segurança.

  O CERT.BR informou a corrência de 39.419 tentativas de fraudes o ano de 2019, representando 87% das notificações referentes a esta categoria. Sempre dê preferência a sites que apresentem Certificados de Segurança válidos e expedidos por unidades certificadoras. Na barra de navegação, os sites deste tipo iniciam os endereços por “https://”, aparecendo no lado esquerdo a imagem de um cadeado. Ao clicar no cadeado é possível visualizar os dados da unidade certificadora que garante a autenticidade do site visitado. Cuidado com os certificados “auto assinados”, pois não existe uma unidade certificadora por trás. Portanto, nenhum órgão garante sua confiabilidade. Também é possível um site iniciar por “https://”, pertencendo legitimamente a algum órgão ou instituição com o certificado expirado. Neste caso, procure se informar da legitimidade do serviço que você deseja. Tanto os “auto assinados” quanto os expirados são exibidos na respectiva barra de navegação com uma informação

CRIMES DIGITAIS - o impacto da nova lei

Ocorreu no dia 28 de novembro, das 10h às 12h, a segunda edição do Decision Report Meeting, o qual tratou de CRIMES DIGITAIS - o impacto da nova lei, sendo discutido, entre outras coisas, os seguintes temas:

• Acesso não autorizado a dados corporativos;
• Transferência não autorizada de dados;
• Divulgação ou uso indevido de dados pessoais;
• Inserção ou difusão de código malicioso;
• Estelionato eletrônico;
• Pedofilia;
• Armazenamento de dados por provedores.

O painel contou com a presença de senadores, deputados, juristas, advogados, delegados e representantes de entidades de classe.

Este evento procurou abordar vários pontos de vista sobre o tema, tanto o lado das empresas prestadoras de serviço quanto o lado da investigação digital. No site do evento é possível baixar as intervenções dos painelistas, constituindo de uma importante fonte para se conhecer todos os ângulos da discussão que ora se realiza sobre a lei dos cibercrimes no Brasil. Click aqui para acessar o site do evento.

Espero ter contribuído para enriquecer a discussão sobre a matéria e até o próximo post.

Comentários

Postagens mais visitadas