O Tempo Agora

Arquivo do blog

Pesquisador:

Google+ Badge

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Notícia:Pendrives com criptografia por hardware são crackeados

Afastado mas não ausente. É isso ai pessoal, apesar de andar "meio" desaparecido, sempre que posso, procuro filtrar informações e notícias que inerentes a área da segurança e relacionada as áreas de interesses deste trabalho, como é o caso desta notícia que encontrei veiculada no site Linha Defensiva, especializado na área de segurança da informação, que coloco tal qual foi publicado:
"Aparelhos com certificado de segurança emitido pelo governo americano tem grave falha de design de segurança.

Pendrives de “máxima segurança” de três grandes marcas (Verbatim, SanDisk e Kingston), com criptografia AES 256 bits por hardware, foram crackeados e tiveram os dados acessados. A falha foi descoberta pela empresa de segurança da informação SySS, especializada em pendrives. Os três pendrives receberam o FIPS 140-2 Level 2 certificate, importante certificado de segurança emitido pelo NIST (órgão do governo americano), que supostamente garantiria inviolabilidade dos dados.

Os especialistas tiveram pouca dificuldade em obter acesso aos dados, mesmo sem a senha correta. Eles notaram que, ao digitar a senha correta, o software usado para acessar o pendrive sempre envia uma mesma mensagem ao drive, que sinaliza o programa a autorizar o usuário a visualizar e editar os arquivos no drive. Criaram então uma ferramenta que, independente da senha digitada pelo usuário, manda esta mesma mensagem, que invariavelmente autoriza o acesso aos arquivos. Os especialistas pensam que a vulnerabilidade bastante evidente e simplória foi um descuido dos programadores.

A criptografia AES 256 bits usada pelosdrives é praticamente inviolável — a única maneira prática de obter acesso não-autorizado aos drives é a exploração de falhas como esta, no software que serve de interface entre o PC e o pendrive.

A Kingston emitiu um recall do produto afetado, enquanto Verbatim e SanDisk emitiram boletins de segurança informando sobre “potenciais vulnerabilidades no software de controle de acesso”."

Para acessarem esta notícia no local de origem, clique aqui.

Bem, espero que tomem as devidas precauções e até a próxima!

Nenhum comentário: