Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sempre dê preferência a sites com Certificados de Segurança.

  O CERT.BR informou a corrência de 39.419 tentativas de fraudes o ano de 2019, representando 87% das notificações referentes a esta categoria. Sempre dê preferência a sites que apresentem Certificados de Segurança válidos e expedidos por unidades certificadoras. Na barra de navegação, os sites deste tipo iniciam os endereços por “https://”, aparecendo no lado esquerdo a imagem de um cadeado. Ao clicar no cadeado é possível visualizar os dados da unidade certificadora que garante a autenticidade do site visitado. Cuidado com os certificados “auto assinados”, pois não existe uma unidade certificadora por trás. Portanto, nenhum órgão garante sua confiabilidade. Também é possível um site iniciar por “https://”, pertencendo legitimamente a algum órgão ou instituição com o certificado expirado. Neste caso, procure se informar da legitimidade do serviço que você deseja. Tanto os “auto assinados” quanto os expirados são exibidos na respectiva barra de navegação com uma informação

Vulnerabilidades Linux!


VULNERABILIDADES DAS DISTRIBUIÇÕES LINUX!


Inicialmente, novamente, quero me desculpar com os leitores de meu blog pela ausência e falta de periodicidade de minhas postagens. Quero deixar claro que continuo sempre buscando novas informações e conteúdos de interesse da comunidade, entretanto, devida a falta de tempo resultante das diversas atividades paralelas, às vezes as coisas não funcionam como a gente planeja, mas tudo bem e a vida continua!
Um dos objetivos deste blog, talvez a principal, é me manter atualizado sobre as coisas do mundo digital, pois assim posso melhor colaborar quanto ao desenvolvimento da cultura de segurança da informação nos mais amplos níveis de conhecimento, sempre com uma abordagem simples e de fácil compreensão.
Neste passo, durante a realização da edição do Curso de Crimes Praticados pela Internet, que ocorreu nos dias 27, 28 e 29/07/2009 no campus da Urcamp da cidade de Stant'ana do Livramento, aproveitando o ensejo deixo meus agradecimentos a todas as pessoas que estiveram envolvidas para possibilitar a realização do mesmo, tanto os funcionários policiais quanto da própria universidade que cedeu o laboratório de informática, bem...foi levantado a questão sobre vulnerabilidades do Linux quanto sistema operacional, pois muito é falado sobre os problemas do Windows. Como sou usuário Linux, utilizo a distro Ubunto 9.4, resolvi pesquisar um pouco a matéria e achei um interessante artigo que trata justamente sobre este tema.
Vou postar abaixo o que foi publicado no Foro da CERT pelo usuário Avelino (desculpe mas não consegui o nome completo do autor, mas no final deste vou colocar o link correto da minha funte de consulta.), bem segue a relação de vulnerabilidades:
"Abaixo estão listadas as 10 maiores vulnerabilidades do Sistema Operacional Linux/Unix, traduzido de Outubro de 2003 e que são válidas ainda hoje:

1. BIND - O BIND é o principal serviço de ataque dos hackers. A maioria dos bugs já foram resolvidos mas a maioria das pessoas mantém as versões mais antigas por uma questão de funcionalidade e por não disporem de tempo para a migração.

2. RPC - O RPC é um serviço para a chamadas de procedimentos que serão executados remotamente. É extremamente importante para a funcionalidade da rede interna pois é utilizado para distribuição de carga, processamento distribuído, cliente/servidor, etc. O NFS, que é um dos compartilhamentos de rede mais conhecidos e utilizados, usa diretamente o RPC.

3. Apache - Sem dúvidas nenhuma é um Web Server bem mais robusto que o IIS, mas não deixa de estar exposto à internet. Vários ataques a sistemas operacionais NIX ocorrem pelo Apache, principalmente para servidores com execução de scripts e permissões de acesso à programas.

4. Contas de usuários. Esta vulnerabilidade ocorre principalmente sobre contas com senhas fracas ou nulas. Parece ridículo, mas tem pessoas que conseguem invadir sistemas descobrindo senhas pelo método da tentativa e erro, e, geralmente, as senhas são as mais óbvias possíveis. Não é o sistema que é "hackeado" mas a conta do usuário. Uma vez tendo acesso ao sistema, o "hacker" pode se tornar bastante incômodo.

5. Serviço de transferência em ASCII. FTP e e-mail são os programas diretamente relacionados a estes serviços. Tudo que passar por eles e for texto puro, não encriptado (o que ocorre na maioria das instalações), o conteúdo pode ser capturado. Basta alguma informação ou senha secreta para que a porta esteja aberta.

6. Sendmail. É, talvez, o pior serviço de e-mail do NIX, em comparação com os seus próprios concorrentes. Tende a ser lento e problemático. Mas é o mais utilizado, porque é extremamente operacional. É possível colocá-lo para funcionar rapidamente. Por isto é a maior fonte de furos existente na comunidade. Se puder, substitua.

7. SNMP. Uma excelente ferramenta administrativa, principalmente para grandes corporações. Mas por ser um projeto baseado na comunicação com a rede, está sujeito à vulnerabilidades. O serviço é ativado por default no sistema Linux, o que causa o esquecimento por parte dos usuários.

8. SSH. É a solução ideal para acesso remoto seguro, abolindo de vez o Telnet. No entanto, pode se tornar totalmente ineficaz se não for administrado corretamente. Escolha o nível de segurança mais desejado, lembrando que ele é diretamente proporcional ao trabalho para configurá-lo. E não esqueça de proteger chaves privadas dos usuários!

9. Compartilhamento de arquivos. Ocorre principalmente com NIS/NFS e Samba mal configurados. Podem comprometer a segurança abrindo brechas para ataques externos.

10. SSL's. Embora sejam extremamente eficazes para criar conexões seguras entre cliente/servidor, os SSL's permitem o acesso ao servidor por parte do cliente. Pode se tornar uma porta para o acesso de hackers."
Qual é o sistema operacional mais seguro? talvez eu não saiba responder pois a todo momento nova brecha de segurança é encontrada, porém poderia afirmar tão somente que talvez seja aquele sistema operacional que mais dominemos!
Para acessar o local de origem das 10 vulnerabilidades Linux, clique aqui.
Bem, para finalizar, quero deixar claro que o objetivo não foi de maneira alguma causar polêmica sobre o tema, apenas abordar um assunto pouco visto e tratado na rede. Espero que compreendam e não deixem de comentar mais esta postagem.
Um forte abraço e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas