O Tempo Agora

Arquivo do blog

Pesquisador:

Google+ Badge

sexta-feira, 27 de março de 2009

Notícia:Os 8 erros de segurança que os usuários mais cometem!

Falta de treinamento faz com que usuários comprometam dados sigilosos e abram a porta para a entrada de malwares.
Matéria veiculada em 19 de janeiro de 2009 pelo site IgNow.
Em empresas, usuários corporativos também são usuários finais e, justamente por isso, podem comprometer a segurança do ambiente profissional, já que nem sempre sabem que põem a empresa em risco com algumas ações.De acordo com o gerente de engenharia de sistemas da Symantec, Paulo Vendramini, é possível dizer que “alguém querendo se dar bem com um dado sigiloso corresponde a apenas 5% dos problemas". "O restante, é falta de treinamento”, explica.
Conheça os 8 erros de segurança mais comuns cometidos pelos funcionários nas empresas:
Acessar Wi-Fi público
Muitos funcionários não sabem que, quando ingenuamente conectam seus notebooks ou smartphones a uma rede aberta, todos os seus dados transitam sem proteção.
...
Salvar dados online ou em mídias removíveis
Se a pessoa não tem um notebook da empresa, ela pode salvar arquivos no pen drive, CDs ou em aplicativos online.
...
Encaminhar arquivos para e-mail pessoal
Mesmo sem a intenção de burlar políticas de segurança, o usuário muitas vezes quer aproveitar um dado para usar depois, e daí o erro. “Ali, geralmente ele sai de uma estrutura segura criada, como uma Virtual Private Network (VPN)”, aponta Vendramini.
...
Clicar em links maliciosos
Caso a empresa não imponha limites de navegação aos seus funcionários, é comum a prática dos mesmos saírem clicando por aí, sem avaliar a procedência dos links.
...
Navegação pessoal demais
A maioria dos funcionários não vê problemas em pagar uma conta pelo bankline ou acessar alguns sites, como redes sociais e lojas virtuais, durante o expediente.
...
Cuidar mal de senhas
Aragão conta que os usuários não percebem, muitas vezes, que nas empresas cada funcionário ganha sua própria senha no sistema para mantê-la em segredo.
...
Usar PCs desconhecidos
Ao manipular dados sigilosos, é preciso ficar atento com o meio de acesso. Abrir um e-mail com informações da empresa em um PC de Lan House, por exemplo, é definitivamente má ideia, segundo Vendramini.
...
Burlar o bloqueio de aplicativos
Hoje é comum que os usuários ignorem as ordens da empresa relacionadas aos limites de acesso - como bloquear redes sociais e comunicadores instantâneos.
....
Para ler a matéria completa, clique aqui.
Reflitam e não deixem de comentar! Abraços e até a próxima.

Nenhum comentário: