O Tempo Agora

Arquivo do blog

Pesquisador:

Google+ Badge

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Artigo: ENGENHARIA SOCIAL E A ARTE DE ENGANAR

ENGENHARIA SOCIAL E A ARTE DE ENGANAR
por Luís Fernando da Silva Bittencourt

Pensando em escrever sobre o tema da engenharia social me lembrei do livro escrito por Kevin Mitnick e William Simon, publicado em 2003, “A arte de enganar”.
Atualmente é difícil dissociar a engenharia social com sistemas de informática, mais precisamente quanto a invasões que esta técnica hacker possibilita, talvez por toda mídia envolvida sobre as praticas ilegais do próprio Kevin Mitnick. Mas afinal o que é, ou melhor, o que são estes ditos Engenheiros Sociais?
Um engenheiro social é alguém muito bom no uso da palavra que, por sua perspicácia, é capaz de convencer outras pessoas a fornecerem informações sigilosas e de uso restrito.
Bom exemplo disso é quando alguém telefona para determinada empresa se dizendo um gerente comercial de uma filial distante da sede, usando jargões próprios da empresa e conhecendo as estruturas desta, como também mencionando nomes de altos funcionários, dizendo que sua senha de acesso não está funcionando, pedindo que alguma providência seja tomada. A pessoa que recebeu tal chamada, na boa fé e no afã de ajudar fornece uma senha para que esta pessoa, agindo de má fé, adentre aos sistemas da empresa.
Saliento que o maior problema de segurança tanto dos órgãos públicos quanto das empresas privadas reside na desinformação de seus funcionários. Altos investimentos em tecnologia na área de segurança da informação, como a compra de softwares caríssimos, não dispensa o investimento na formação constante das pessoas que lidam diariamente com tais tecnologias ou que de alguma maneira possam comprometer a segurança destas.
Isto é demonstrada no livro “A arte de enganar”, onde várias técnicas são demonstradas, sendo de conhecimento essencial a qualquer pessoa que queira aprender, reconhecer e corrigir brechas na segurança das instituições.
Segue um trecho do prefácio da referida obra literária:
“Desde que foi solto de uma prisão federal, Mitnick deu uma virada na sua vida e estabeleceu-se como um dos especialistas em segurança de computadores mais requisitados de todo o mundo. Neste livro, o hacker mais famoso do mundo fornece orientações específicas para o desenvolvimento de protocolos, programas de treinamento e manuais para garantir que o investimento em segurança técnica sofisticada de uma empresa não seja em vão. Ele dá conselhos sobre como evitar vulnerabilidades de segurança e espera que as pessoas estejam sempre preparadas para um ataque vindo do risco mais sério de todos — a natureza humana.”
Sobre o livro “A arte de enganar”:

Autor: Kevin D. Mitnick & William L. Simon
Publicação: 2003
Edição: 1
Editora: Paerson
Nº Paginas: 290
Idioma: Português

Até a próxima e comentem mais esta matéria.

Nenhum comentário: