Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sempre dê preferência a sites com Certificados de Segurança.

  O CERT.BR informou a corrência de 39.419 tentativas de fraudes o ano de 2019, representando 87% das notificações referentes a esta categoria. Sempre dê preferência a sites que apresentem Certificados de Segurança válidos e expedidos por unidades certificadoras. Na barra de navegação, os sites deste tipo iniciam os endereços por “https://”, aparecendo no lado esquerdo a imagem de um cadeado. Ao clicar no cadeado é possível visualizar os dados da unidade certificadora que garante a autenticidade do site visitado. Cuidado com os certificados “auto assinados”, pois não existe uma unidade certificadora por trás. Portanto, nenhum órgão garante sua confiabilidade. Também é possível um site iniciar por “https://”, pertencendo legitimamente a algum órgão ou instituição com o certificado expirado. Neste caso, procure se informar da legitimidade do serviço que você deseja. Tanto os “auto assinados” quanto os expirados são exibidos na respectiva barra de navegação com uma informação

INDICAÇÃO:SISTEMA OPERACIONAL EM DISCO



SISTEMA OPERACIONAL EM DISCO
Por Luís Fernando da Silva Bittencourt

Tenho saudades da época em que comecei a aprender a utilizar computadores. Por necessidade é claro, como normalmente ocorre no serviço público, pois num belo dia, simplesmente, apareceram com um equipamento de informática e tive de aprender a operar um saudoso 386. Tive de procurar cursos técnicos, arcando com os custos para aprender, ou começar minha alfabetização em sistemas informáticos.
Naquele tempo a estrutura dos cursos básicos era diferente de hoje em dia, pois se tinha noções de microinformática e depois de se conhecer como tais sistemas se desenvolveram é que se partia para os cursos desejados.
No meu caso, completamente leigo (ou analfabeto digital) segui a linha, como não poderia ser diferente, dos sistemas instalados no referido 386, ou seja, dos programas da Microsoft.
Assim, minha saga iniciou pelo MS-DOS, aprendendo a executar comandos e programas em modo texto, criando gosto pela coisa e descobrindo que muito mais poderia ser aprendido.
Apesar do DOS não ser mais parte integrante dos sistemas operacionais atuais da Microsoft, ele continua incluso nestes sendo executados por emulação, tendo em vista a grande utilidade e poder deste. Quantas coisas podemos resolver se soubermos os comando corretos, principalmente quando “dá pau” o sistema operacional principal, o que normalmente ocorre devido as instabilidades destes.
Acho realmente uma pena não continuarem ensinando DOS nos cursos técnicos, mas com pouco de dedicação se pode compensar isso buscando na própria internet, basta um pouco de paciência que se chega lá.
No site na editora Novatec descobri que eles disponibilizam gratuitamente um bom manual sobre o assunto, vale à pena baixar para conhecer e aprender algo que realmente pode acrescentar algo na nossa formação.
Clique aqui para acesso ao MS-DOS Versão 6.2 - Guia de Consulta Rápida.
Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas