Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sempre dê preferência a sites com Certificados de Segurança.

  O CERT.BR informou a corrência de 39.419 tentativas de fraudes o ano de 2019, representando 87% das notificações referentes a esta categoria. Sempre dê preferência a sites que apresentem Certificados de Segurança válidos e expedidos por unidades certificadoras. Na barra de navegação, os sites deste tipo iniciam os endereços por “https://”, aparecendo no lado esquerdo a imagem de um cadeado. Ao clicar no cadeado é possível visualizar os dados da unidade certificadora que garante a autenticidade do site visitado. Cuidado com os certificados “auto assinados”, pois não existe uma unidade certificadora por trás. Portanto, nenhum órgão garante sua confiabilidade. Também é possível um site iniciar por “https://”, pertencendo legitimamente a algum órgão ou instituição com o certificado expirado. Neste caso, procure se informar da legitimidade do serviço que você deseja. Tanto os “auto assinados” quanto os expirados são exibidos na respectiva barra de navegação com uma informação

TIPOS DE IMAGENS - vetorial x bitmap



TIPOS DE IMAGENS
Vetorial X Bitmap
Por Luís Fernando da Silva Bittencourt

Já faz algum tempo que desejo escrever sobre este assunto, pois muito se fala na mídia sobre imagens digitais, propagandas de novas câmeras e telefones que a todo instante entram no mercado e o carro-chefe para incentivar as vendas é a quantidade de megapixel que possuem. Pois bem, mega é um indicativo de quantidade representando milhões e pixel significa elemento de imagem (Picture element), ou seja, menor unidade ou ponto de um monitor de vídeo cuja cor ou brilho pode ser controlado.
Existem, na realidade, dois tipos de imagens: vetoriais e bitmaps. As primeiras são aquelas produzidas em cima de cálculos matemáticos, utilizando programas como coreldraw e até mesmo o paint que acompanha todos os sistemas operacionais da família Windows. Estas imagens, por terem sido feitas a partir de cálculos matemáticos, vetores, podem ser livremente ampliadas, por infinito número de vezes que jamais perderá sua definição e clareza; ao passo que as imagens do tipo bitmap ou raster (significando mapa de bits), existindo várias variações deste tipo específico tais como: jpg, jpeg, png, gif, tif, entre outros, são criadas a partir da aglutinação de vários pontos por polegada. E é esta aglutinação de pontos, ou bits, é que criam a imagem. Quanto maior o número de bits maior será a definição destas imagens, entretanto, voltando aos megapixels oferecidos no mercado atualmente, se pegarmos, comparativamente, duas câmeras digitais de mesma marca, porem com megapixel diferente, sendo uma com 7 e outra com 13 megapixel, e realizarmos uma fotografia com ambas as máquinas e posteriormente a impressão destas por, apenas como exemplo, 25 por 30cm, não haverá nenhuma diferença entre as imagens, apenas entre o preço das máquinas que pode superar a casa dos mil Reais de diferença entre uma e outra. No caso apresentado, como são duas máquinas de ótima qualidade, a diferença mesmo ocorrerá quando tentarmos ampliar as mesmas imagens para exposição em outdoors, daí apenas a de 13mp possuirá pixeis necessários para tal mister.
Assim sendo, antes de efetivarmos qualquer negócio relativo à aquisição de novas câmeras, apenas por possuir uma maior quantidade de megapixels, devemos levar em conta qual o trabalho que estamos nos propondo. Utilizaremos realmente toda a capacidade da câmera ou apenas nos iludiremos por uma melhor qualidade de imagem que não existe se tratando das nossas fotos que normalmente capturamos em casa, trabalho, viagens, festas etc.
Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas