Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sempre dê preferência a sites com Certificados de Segurança.

  O CERT.BR informou a corrência de 39.419 tentativas de fraudes o ano de 2019, representando 87% das notificações referentes a esta categoria. Sempre dê preferência a sites que apresentem Certificados de Segurança válidos e expedidos por unidades certificadoras. Na barra de navegação, os sites deste tipo iniciam os endereços por “https://”, aparecendo no lado esquerdo a imagem de um cadeado. Ao clicar no cadeado é possível visualizar os dados da unidade certificadora que garante a autenticidade do site visitado. Cuidado com os certificados “auto assinados”, pois não existe uma unidade certificadora por trás. Portanto, nenhum órgão garante sua confiabilidade. Também é possível um site iniciar por “https://”, pertencendo legitimamente a algum órgão ou instituição com o certificado expirado. Neste caso, procure se informar da legitimidade do serviço que você deseja. Tanto os “auto assinados” quanto os expirados são exibidos na respectiva barra de navegação com uma informação

GUIA DO HACKER BRASILEIRO



Continuando minha saga no sentido de indicar bons livros escritos para o entendimento das coisas pertinentes a segurança da informação, indico o GUIA DO HACKER BRASILEIRO, de autoria de Marcos Flávio Araújo Assunção, é de fácil entendimento e ensina, além de conceitos básico de informática, técnicas indispensáveis a toda pessoa que queira desenvolver seus conhecimentos nesta área. Leia a resenha:
"Esse livro se destina àquelas pessoas que gostam de informática e de aprender cada vez mais. Não importa se ao usuário comum ou o técnico, todos se identificarão muito com a obra. Os assuntos serão apresentados de maneira objetiva e universal. Mostrada em uma linguagem clara mas direta, é como um livro de história. Explica, como, onde e por quê a segurança na informática hoje é um problema tão grande. Ela está em nossa vida quando retiramos dinheiro do caixa eletrônico, fazemos compras pela Internet e até quando tiramos algum documento. Viver sem a Internet hoje é indispensável. Conhecer melhor a rede e os seus perigos é imprescindível. O lado mais obscuro da computação atualmente é a segurança, pois é uma faca de dois gumes. Se você sabe como invadir um sistema, sabe como protegê-lo.
É como uma arma. Você sabe que se atirar irá matar alguém, mas entre saber e fazer existe uma grande diferença. Eu não posso me assegurar que você use o conhecimento contido aqui para se proteger, apenas aconselho-o a fazê-lo. Não existe um sistema operacional ideal para estudar junto a esse livro. O meu interesse é mostrar a segurança como um todo, estudando problemas comuns que englobam os sistemas e apenas pequenas diferenças. Na maioria dos exemplos utilizarei programas em Windows, pois são mais fáceis de se explicar para quem está começando. E todos esses programas possuem similares em outros sistemas. Não têm enrolação como páginas e páginas de códigos fontes e informações inúteis: será uma deliciosa viagem de conhecimento real e verdadeiro, adquirido durante meus mais de 6 anos de aventura pela Net."
Espero que gostem!

Comentários

Postagens mais visitadas